Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Climate Bonds Initiative renovam Memorando de Entendimento por mais 2 anos

Media Release

 

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Climate Bonds Initiative renovam Memorando de Entendimento por mais 2 anos

Acordo dará continuidade às atividades de incentivo ao financiamento sustentável do agronegócio brasileiro

 

SÃO PAULO, 22/03/22, 11:00 BRT: A Climate Bonds Initiative (CBI) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) assinaram, nesta terça-feira (22), a extensão do Memorando de Entendimento (MoU) que tem por objetivo estimular o financiamento do agronegócio sustentável no Brasil.

O Memorando visa incentivar a captação de recursos por meio de títulos verdes, bem como a adoção de novos critérios para a transição do agronegócio a uma economia carbono neutro.

A renovação do acordo, originalmente assinado em Nova Iorque em 2019, é celebrada após resultados significativos advindos desta parceria, como a elaboração do Plano de Investimentos Verdes para a Agricultura Brasileira em 2020.

 

Brasil como vice-líder em emissão de títulos verdes na América Latina

De acordo com a mais recente 'Análise do Mercado na América Latina e Caribe', desenvolvido pela CBI, a emissão de títulos verdes na região dobrou em menos de dois anos. O Brasil desempenhou um papel importante nesse contexto, sendo o país da América Latina com o maior mercado (USD10.3 bilhões em títulos verdes). A respeito dos títulos ligados à sustentabilidade, o país é pioneiro, representando 63% do mercado da América Latina – USD 6.3 bilhões.

Com a renovação do Memorando, os instrumentos financeiros e valores mobiliários sustentáveis continuarão a ser fomentados. Além disso, outras iniciativas serão desenvolvidas, como a produção de boletins periódicos sobre as emissões no setor de agricultura; divulgação de marcos regulatórios que promovam o desenvolvimento do mercado (como FIAGRO, CPR Verde, entre outros) e oportunidades para emissões de títulos; priorização de tecnologias e práticas de mitigação e adaptação dos efeitos das mudanças climáticas para o setor; alinhamento de indicadores de sustentabilidade para uma economia de baixo carbono e, por fim, incentivo à criação e adoção de melhores práticas no desenvolvimento das finanças verdes para a agropecuária brasileira.

 

Leisa Souza, Head para América Latina, Climate Bonds Initiative:

"Emissões verdes e sustentáveis do setor de agricultura são cada vez mais expressivas e, conforme mapeamos em 2020, o país tem ativos que podem se beneficiar desta forma de financiamento. A extensão do Memorando com o MAPA é um passo importante em direção ao fortalecimento das finanças verdes no agronegócio. Esperamos ver muitas emissões no setor em 2022".

José Angelo, Secretário Adjunto, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:

“Caminhamos a passos largos na direção das Finanças Sustentáveis, e os mercados estão prontos para os investidores. Inestimável a parceria MAPA/CBI, ora renovada, para intensificar o fomento desses mercados, a produção de informações de interesse e o estímulo à internalização das práticas sustentáveis em toda cadeia de nosso agronegócio”.

 

Contato:

Mariana Caminha

Head para Comunicações Regionais

Climate Bonds Initiative

+55 (61) 98135 1800

mariana.caminha@climatebonds.net

 

Luiza Mello

Assessora de Comunicação para América Latina

Climate Bonds Initiative

+55 (61) 98209 8126

luiza.mello@climatebonds.net

 

Notas aos Editores:

Sobre a Climate Bonds Initiative: A Climate Bonds Initiative é uma organização sem fins lucrativos focada na promoção de investimentos em grande escala na economia de baixo carbono. Visite nosso website: www.climatebonds.net.

 

-------------------------------------------------------------------

Disclaimer: The information contained in this communication does not constitute investment advice in any form and the Climate Bonds Initiative is not an investment adviser. Any reference to a financial organisation or debt instrument or investment product is for information purposes only. Links to external websites are for information purposes only. The Climate Bonds Initiative accepts no responsibility for content on external websites.

The Climate Bonds Initiative is not endorsing, recommending or advising on the financial merits or otherwise of any debt instrument or investment product and no information within this communication should be taken as such, nor should any information in this communication be relied upon in making any investment decision.

Certification under the Climate Bond Standard only reflects the climate attributes of the use of proceeds of a designated debt instrument. It does not reflect the credit worthiness of the designated debt instrument, nor its compliance with national or international laws.
A decision to invest in anything is solely yours. The Climate Bonds Initiative accepts no liability of any kind, for any investment an individual or organisation makes, nor for any investment made by third parties on behalf of an individual or organisation, based in whole or in part on any information contained within this, or any other Climate Bonds Initiative public communication.