Media Release
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Climate Bonds Initiative renovam Memorando de Entendimento por mais 2 anos
Acordo dará continuidade às atividades de incentivo ao financiamento sustentável do agronegócio brasileiro
SÃO PAULO, 22/03/22, 11:00 BRT: A Climate Bonds Initiative (CBI) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) assinaram, nesta terça-feira (22), a extensão do Memorando de Entendimento (MoU) que tem por objetivo estimular o financiamento do agronegócio sustentável no Brasil.
O Memorando visa incentivar a captação de recursos por meio de títulos verdes, bem como a adoção de novos critérios para a transição do agronegócio a uma economia carbono neutro.
A renovação do acordo, originalmente assinado em Nova Iorque em 2019, é celebrada após resultados significativos advindos desta parceria, como a elaboração do Plano de Investimentos Verdes para a Agricultura Brasileira em 2020.
Brasil como vice-líder em emissão de títulos verdes na América Latina
De acordo com a mais recente 'Análise do Mercado na América Latina e Caribe', desenvolvido pela CBI, a emissão de títulos verdes na região dobrou em menos de dois anos. O Brasil desempenhou um papel importante nesse contexto, sendo o país da América Latina com o maior mercado (USD10.3 bilhões em títulos verdes). A respeito dos títulos ligados à sustentabilidade, o país é pioneiro, representando 63% do mercado da América Latina – USD 6.3 bilhões.
Com a renovação do Memorando, os instrumentos financeiros e valores mobiliários sustentáveis continuarão a ser fomentados. Além disso, outras iniciativas serão desenvolvidas, como a produção de boletins periódicos sobre as emissões no setor de agricultura; divulgação de marcos regulatórios que promovam o desenvolvimento do mercado (como FIAGRO, CPR Verde, entre outros) e oportunidades para emissões de títulos; priorização de tecnologias e práticas de mitigação e adaptação dos efeitos das mudanças climáticas para o setor; alinhamento de indicadores de sustentabilidade para uma economia de baixo carbono e, por fim, incentivo à criação e adoção de melhores práticas no desenvolvimento das finanças verdes para a agropecuária brasileira.
Leisa Souza, Head para América Latina, Climate Bonds Initiative:
"Emissões verdes e sustentáveis do setor de agricultura são cada vez mais expressivas e, conforme mapeamos em 2020, o país tem ativos que podem se beneficiar desta forma de financiamento. A extensão do Memorando com o MAPA é um passo importante em direção ao fortalecimento das finanças verdes no agronegócio. Esperamos ver muitas emissões no setor em 2022".
José Angelo, Secretário Adjunto, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
“Caminhamos a passos largos na direção das Finanças Sustentáveis, e os mercados estão prontos para os investidores. Inestimável a parceria MAPA/CBI, ora renovada, para intensificar o fomento desses mercados, a produção de informações de interesse e o estímulo à internalização das práticas sustentáveis em toda cadeia de nosso agronegócio”.
Contato:
Mariana Caminha
Head para Comunicações Regionais
Climate Bonds Initiative
+55 (61) 98135 1800
mariana.caminha@climatebonds.net
Luiza Mello
Assessora de Comunicação para América Latina
Climate Bonds Initiative
+55 (61) 98209 8126
Notas aos Editores:
Sobre a Climate Bonds Initiative: A Climate Bonds Initiative é uma organização sem fins lucrativos focada na promoção de investimentos em grande escala na economia de baixo carbono. Visite nosso website: www.climatebonds.net.