Brasil precisa de políticas específicas para reduzir emissões de metano na agropecuária
Alerta o novo relatório da Climate Bonds Initiative
Destaques:
1. Novo relatório analisa como políticas públicas e instrumentos financeiros no Brasil podem impulsionar o abatimento de metano na agropecuária brasileira.
2. A agropecuária é responsável pela maior parte das emissões de metano no Brasil, em torno de 72%.
3. O estudo apresenta uma análise abrangente de programas como o Plano Safra, RenovAgro e a Taxonomia Sustentável Brasileira.
Brasília, 6 de maio de 2025, 09:00 BRT: A Climate Bonds Initiative lança hoje o relatório “Panorama do incentivo público às práticas de abatimento de metano na agricultura do Brasil”, que detalha como as políticas e programas vigentes têm contribuído, e podem contribuir ainda mais, para a redução das emissões de metano no setor agropecuário. No Brasil, o metano representa cerca de 25% das emissões de gases de efeito estufa, enquanto globalmente esse percentual é de aproximadamente 17%.
O relatório reconhece os avanços recentes da agenda climática brasileira, com iniciativas como o Plano de Transformação Ecológica, a nova Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) e a Taxonomia Sustentável em construção. Ao mesmo tempo, aponta oportunidades para fortalecer e expandir o papel de instrumentos financeiros e políticas públicas no incentivo direto a práticas agropecuárias de baixo carbono voltadas à mitigação do metano.
Programas como o Plano Safra, RenovAgro e o Eco Invest já demonstram alinhamento com os objetivos climáticos e ambientais, mas ainda podem evoluir em termos de direcionamento mais específico para ações como a recuperação de pastagens degradadas, adoção de tecnologias de manejo de dejetos animais e o uso de aditivos alimentares para reduzir a fermentação entérica. O estudo também sugere o uso dos Critérios de Agricultura da Climate Bonds como ferramenta técnica para orientar tanto o setor público quanto investidores na identificação de oportunidades de financiamento com alto impacto climático.
"O Brasil tem avançado significativamente no combate ao desmatamento, mas, para alcançar suas metas climáticas, é essencial também explorar o vasto potencial de mitigação do setor agropecuário. Alocar capital e direcionar políticas públicas para a redução das emissões de metano e o aumento da eficiência no uso de recursos nesse setor representa um passo estratégico nesse caminho" afirma Leonardo Gava, Gerente do Programa Brasileiro da Climate Bonds Initiative e coautor do estudo.
O relatório serve como ponto de partida para o debate sobre o fortalecimento dos instrumentos existentes e o desenvolvimento de novos mecanismos que acelerem a transição para uma agropecuária de baixo carbono no Brasil.
Agradecemos ao Climate Policy Initiative pela revisão do relatório.
<FIM>
Para entrevistas e mais informações, entre em contato com:
Letícia Braga
Especialista em Comunicação,
Climate Bonds Initiative
+55 61 99248-7070
Sobre a Climate Bonds Initiative: A Climate Bonds Initiative é uma organização global sem fins lucrativos que trabalha para mobilizar capital global para ações climáticas. Visite nosso site.
Sobre o Climate Bonds Standard e Esquema de Certificação: Esquema de Certificação multissetorial com base científica para investimentos — e agora empresas/entidades — que abordam o desafio das mudanças climáticas. Para mais informações, clique aqui.