Un "nuevo capítulo" para las finanzas sostenibles, Climate Bonds se expande hacia la Transición: Políticas, Estándares, e identificación para el mercado

Transição foca na Indústria, Energia e Sistemas Agroalimentares

para 2022-23

Londres: 20/10/2022: 09:00 (GMT-4): Climate Bonds Initiative anunciou que expandirá o Climate Bonds Standard e o Programa de Certificação da Climate Bonds para abordar os títulos ligados à sustentabilidade (SLBs) em dezembro deste ano. O lançamento concluirá um ano no qual a Climate Bonds estabeleceu uma tabela de critérios para os setores de difiícil descarbonização, ajudando a expandir o escopo do financiamento sustentável.

A Climate Bonds está trabalhando para enfrentar a crise climática e facilitar a transição para uma economia verde. Para ajudar a delinear uma transição confiável para emissões liquidas  zero, a Climate Bonds está desenvolvomendo padrões robustos, recomendações de políticas acionáveis e inteligência de mercado atualizada.

Sean Kidney, CEO, Climate Bonds

"As finanças sustentáveis vêm passando por uma evolução vital nos últimos dois anos, testemunhando o surgimento de novos e empolgantes rótulos. Entre eles, os títulos vinculados à sustentabilidade   os títulos de transição tomam seu lugar como veículos de economia climática para a transformação dos emissores existentes em corporações limpas do futuro".

A "Climate Bonds" está bem preparada para vincular os padrões de investimento verde às metas internacionais sobre mudanças climáticas. O potencial de instrumentos de transição não deve ser descartado e a expansão de nosso Standard para incluir a avaliação desses instrumentos irá disparar ambição e integridade no mercado".

Normas de transição - Um caminho credível para emissões líquidas zero

Durante o ano passado, o Climate Bonds Standard acrescentou vários setores "difíceis de serem eliminados" ou "de transição" ao seu Standard e Programa de Certificação - uma ferramenta de triagem e rótulo para finanças sustentáveis, influentes no desenvolvimento do mercado de títulos verdes. Especificamente, produtos químicos básicoscimentoaço e hidrogênio são ou serão cobertos em breve, juntamente com energia renovável, redes elétricas, edifícios, transporte, gerenciamento de resíduos, infraestrutura de água, silvicultura e agricultura. Tais critérios podem orientar a emissão de títulos de transição, um mercado que atingiu um volume acumulado  de 10,7 bilhões de dólares no final do primeiro trimestre de 2022.

Títulos Vinculados à Sustentabilidade - Uma nova ferramenta para a transição

Os Títulos Vinculados à Sustentabilidade (SLBs) são uma nova ferramenta financeira que permite às entidades financiar melhorias em seu desempenho ambiental. Ao contrário dos típicos títulos verdes e de transição, os SLBs vêm sem restrições quanto ao uso dos recursos  Em vez disso, os emissores se comprometem a melhorar seu desempenho ambiental à nível de entidade contra os Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) e vincular a realização desses compromissos diretamente ao cupom pago aos investidores. O Climate Bonds Standard V.4 (agora aberto para consulta pública) prepara o caminho para avaliação à nível de entidade, e a Certificação SLB está sendo preparada para dezembro de 2022.

Ao final do primeiro trimestre de 2022, a Climate Bonds registrou 176,6 bilhões de dólares em volume de SLBs. No entanto, os anos iniciais  do mercado suscitaram preocupação com a lavagem verde devido aos diferentes níveis de ambição dos KPI's centrais à emissão de SLB. A próxima expansão do Climate Bonds Standard e Programa de Certificação para SLBs procura abordar esta questão. Veja a versão preliminar do Climate Bonds Standard 4.0 aqui  e para informações de apoio aquiA consulta está aberta até 4 de novembro e todo o feedback para public.consultation@climatebonds.net é bem-vindo.

Política e Inteligência de Mercado - Guiando a transição

À medida que o mercado se expande, as atividades da Climate Bonds também se expandem. 2022 viu uma dramática expansão na inteligência de mercado e nos programas de políticas  da Climate Bonds. A nova Base de Dados de títulos Social e de Sustentabilidade lançado em outubro tem como objetivo fornecer aos emissores, investidores e outros participantes do mercado novos insights sobre estes crescentes temas de investimento e seus emissores e instrumentos constituintes. Além disso, os documentos de políticas sobre gás fóssil, transição do aço e outros tópicos críticos fornecem aos formuladores de políticas uma orientação para facilitar uma transição rápida e robusta.

<Fim>

Notas para os Jornalistas:

Sobre a Climate Bonds Initiative: A Climate Bonds Initiative é uma iniciativa sem fins lucrativos     focada no investidor, promovendo o investimento em larga escala na economia de baixo carbono. A Climate Bonds se empenha na defesa e divulgação para informar e estimular o mercado, fornece modelos de políticas e conselhos governamentais, dados de mercado e análises, e administra um padrão internacional e um esquema de certificação para melhores práticas na emissão de títulos verdes. Para maiores informações, por favor, visite http://www.climatebonds.net/

Sobre o Climate Bonds Standard: É um padrão abrangente de base científica e multisetorial supervisionado pelo Climate Bonds Standards Board que permite aos investidores e intermediários avaliar facilmente as credenciais climáticas e a integridade ambiental dos títulos e outros produtos de dívida verde. O Padrão, que é usado em conjunto com o programa de certificação da organização e funções de análise de mercado, também tem sido influente no nascimento de outras estruturas de títulos verdes e taxonomias em todo o mundo. O mercado de títulos verdes atingiu USD 1,9 bilhões em volumes acumulados no final do primeiro trimestre de 2022.

Para maiores informações, favor entrar em contato:

Liam Jones

Oficial de Comunicação e Mídias Digitais

liam.jones@climatebonds.net

Oficial de Comunicação para América Latina

Isenção de responsabilidade: As informações contidas nesta comunicação não constituem consultoria de investimento em nenhuma forma e a Climate Bonds Initiative não é uma consultoria de investimento. Qualquer referência a uma organização financeira ou instrumento de dívida ou produto de investimento é apenas para fins de informação. Os links para sites externos são apenas para fins informativos. A Climate Bonds Initiative não aceita responsabilidade pelo conteúdo de websites externos. A Climate Bonds Initiative não endossa, recomenda ou aconselha sobre os méritos financeiros ou outros méritos de qualquer instrumento de dívida ou produto de investimento e nenhuma informação dentro desta comunicação deve ser tomada como tal, nem deve qualquer informações contidas nesta comunicação devem ser utilizadas na tomada de qualquer decisão de investimento. A certificação sob o Climate Bond Standard reflete apenas os atributos climáticos do uso dos rendimentos de um instrumento de dívida designado. Ela não reflete o valor de crédito do instrumento de dívida designado, nem sua conformidade com as leis nacionais ou internacionais. A decisão de investir em qualquer coisa é exclusivamente sua. A Climate Bonds Initiative não aceita qualquer tipo de responsabilidade, por qualquer investimento feito por um indivíduo ou organização, nem por qualquer investimento feito por terceiros em nome de um indivíduo ou organização, com base, no todo ou em parte, em qualquer informação contida nesta, ou em qualquer outra comunicação pública da Climate Bonds Initiative.