Climate Bonds divulga Guia de Políticas para Oportunidades de Financiamento Sustentável

101 políticas financeiras sustentáveis para 1,5°C" agora aberto para consulta pública

Londres, 19/10/2022: A Climate Bonds Initiative lançou o resumo do próximo programa "101 políticas de financiamento sustentável para 1,5°C", e pede contribuições durante o período de consulta pública. Este abrangente guia de políticas financeiras sustentáveis descreve como os formuladores de políticas podem canalizar e acelerar o investimento público e privado para proporcionar um desenvolvimento sustentável, limitar o aquecimento global a 1,5°C e garantir resiliência às alterações climáticas. Ele delineia a amplitude das oportunidades políticas disponíveis, demonstrando que os governos podem tomar medidas imediatas para permitir a transição e a descarbonização de suas economias.

Com base no manifesto da Climate Bonds sobre "aceleração", vamos expandir a nossa política de defesa e engajamento para intensificar esforços e avançar rapidamente para atingir, pelo menos, 5 trilhões de dólares de emissão anual até 2025.

Sean Kidney, CEO da Climate Bonds Initiative: "É improvável que as forças de mercado atinjam sozinhas a escala da mudança na velocidade necessária. Os formuladores de políticas devem acelerar e realizar as mudanças com as quais se comprometeram em suas nações a combater o colapso do clima, particularmente com a aproximação da COP27".

"O poder das finanças sustentáveis pode ser aproveitado como uma saída política central para a ação climática. Este trabalho oferecerá um catálogo abrangente de opções políticas. Tudo o que resta aos formuladores de políticas é agir".

Como funciona

As 101 políticas cumprem três funções-fundamentais para o crescimento de fluxos financeiros sustentáveis:

1. Esclarecer o que é um investimento verde e resiliente

2. Direcionar os investimentos para oportunidades verdes

3. Construir condutas de investimento verdes e resilientes

A partir do esboço do pacote de 101 políticas, o resumo destaca as principais políticas que acelerarão a transição verde e facilitarão os fluxos de financiamento para produzir resultados sobre a ação climática e o desenvolvimento sustentável.

Por exemplo, no segundo pilar, as principais políticas incluem o aumento das garantias verdes para desincentivar investimentos de risco; a exigência de relatórios dos planos de transição das empresas; e a reforma do mercado de carbono para reservar créditos para as emissões residuais.

Também demonstramos o vasto papel que formuladores de políticas tem a desempenhar. O financiamento da transição net-zero) requer ação dos ministérios das finanças, bancos centrais, reguladores e instituições financeiras de desenvolvimento. Também requer a elaboração de políticas específicas para cada sector, enfrentando os desafios específicos de descarbonização de cada sector.

Em seguida a este resumo, haverá um relatório completo, explorando todas as 101 políticas. Este próximo passo fornecerá aos formuladores de políticas um catálogo valioso para basear as suas políticas financeiras sustentáveis.

A Climate Bonds ajudará os formuladores de políticas com a aplicação da abordagem 101 através do nosso programa de  assistência técnica.

A consulta pública das 101 políticas de financiamento sustentável para 1,5°C estão abertas até 30 de novembro de 2022. Você pode fornecer o seu feedback aqui.

Contato para Imprensa:

Assessora de Comunicação para América Latina

Notas para os Jornalistas:

Sobre a Climate Bonds Initiative: A Climate Bonds Initiative é uma iniciativa sem fins lucrativos focada no investidor, que promove investimentos em larga escala para a ação climática. A Climate Bonds se dedica à defesa e ao alcance para informar e estimular o mercado, fornece modelos de políticas e conselhos governamentais, dados de mercado e análises, e administra um Standard & Certification Scheme internacional para melhores práticas na emissão de Green Bonds. Mais informações em nosso site aqui.

Aviso: A informação contida nesta comunicação não constitui aconselhamento de investimento sob qualquer forma e a Climate Bonds Initiative não é um conselheiro de investimento. Qualquer referência a uma organização financeira ou instrumento de dívida ou produto de investimento é apenas para fins informativos. Os links para sites externos são apenas para fins informativos. A Climate Bonds Initiative não aceita qualquer responsabilidade pelo conteúdo de websites externos.

A Climate Bonds Initiative não endossa, recomenda ou aconselha sobre os méritos financeiros ou não de qualquer instrumento de dívida ou produto de investimento e nenhuma informação contida nesta comunicação deve ser tomada como tal, nem qualquer informação contida nesta comunicação deve ser confiável na tomada de qualquer decisão de investimento.

A certificação segundo o Climate Bond Standard reflecte apenas os atributos climáticos do uso dos rendimentos de um instrumento de dívida designado. Ela não reflete o valor de crédito do instrumento de dívida designado, nem sua conformidade com as leis nacionais ou internacionais.

A decisão de investir em qualquer coisa é exclusivamente sua. A Climate Bonds Initiative não aceita qualquer tipo de responsabilidade, por qualquer investimento feito por um indivíduo ou organização, nem por qualquer investimento feito por terceiros em nome de um indivíduo ou organização, com base, no todo ou em parte, em qualquer informação contida nesta, ou em qualquer outra comunicação pública da Climate Bonds Initiative.