BNDES e Climate Bonds Initiative assinam acordo para promover finanças sustentáveis no Brasil

Download Release: 

 

 

BNDES e Climate Bonds Initiative assinam acordo para promover finanças sustentáveis no Brasil

Cooperação entre as instituições tem como objetivo desenvolver mecanismos de captação de recursos por meio de títulos verdes

                                                                                                                     

RIO DE JANEIRO: 02/05/2022 12:00 BRT: O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Climate Bonds Initiative (CBI) assinaram esta semana um acordo de cooperação com o objetivo de promover mecanismos de captação de recursos para atrair investimentos internacionais que apoiem projetos sustentáveis no Brasil.

A parceria vai possibilitar o compartilhamento das melhores práticas do mercado de finanças sustentáveis com base nos critérios setoriais do Climate Bonds Standard, sistema que detalha processos de gestão e elaboração de relatórios com requisitos claros para utilização de recursos na emissão de títulos verdes.

A cooperação com a CBI prevê o aprimoramento da estratégia financeira do BNDES para os temas ASG (Ambiental, Social e Governança), bem como a revisão de indicadores de impacto para os projetos verdes e sociais. O acordo também contempla a verificação de conformidade, alinhamento e certificação de acordo com o Climate Bonds Standard, e da estrutura estabelecida pela instituição recentemente para emissão dos títulos verdes.

Além disso, com a cooperação espera-se reforçar os critérios usados para classificação dos ativos conforme as metas de objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada), para redução em emissões de gases do efeito estufa. Ainda que essas ações tenham como foco a carteira do BNDES, elas podem influenciar positivamente o desenvolvimento de um sistema de classificação para ativos verdes e sustentáveis no país.

A iniciativa reflete o empenho do BNDES em se firmar como o banco do desenvolvimento sustentável brasileiro. Nesse sentido, o esforço em contribuir para os ODS e para a transição para uma economia de baixo carbono são prioridades da instituição.

 

Bruno Aranha, Diretoria de Crédito Produtivo e Socioambiental, BNDES

"As finanças sustentáveis se voltam ao financiamento dos investimentos para atingirmos os objetivos do desenvolvimento sustentável e das metas do acordo de Paris. O BNDES tem como visão ser uma instituição que inova em produtos financeiros para canalizar os recursos necessários para que o Brasil consiga atingir essas metas e com isso o desenvolvimento sustentável. A parceria com a CBI e fundamental por agregar conhecimento, taxonomia, certificação e indicadores de impacto”

Leisa Souza, Head da América Latina, Climate Bonds Initiative

"O BNDES, em mais uma ação pioneira no mercado de dívida sustentável, está aprimorando a classificação dos seus ativos. O Banco de Desenvolvimento sai à frente e sinaliza ao mercado a tendência para as finanças sustentáveis e abre o caminho para o crescimento do mercado local e para a adoção das melhores práticas internacionais, que asseguram investidores contra greenwashing atraem ainda mais investimentos para o país. Esse é um marco para a transição econômica do Brasil."

 

O BNDES mantém o pioneirismo no mercado de títulos sustentáveis. Com base no Green Bond Framework lançado em 2017, o BNDES foi o primeiro banco brasileiro a realizar uma emissão de título verde no mercado de capitais internacional, e a primeira instituição financeira a emitir letras financeiras verdes em 2020, no mercado local.

Após as emissões inovadoras do BNDES, outras entidades do mercado emitiram títulos similares. Em 2021, o BNDES lançou seu Sustainability Bond Framework, ampliando as possibilidades de captação de títulos verdes, sociais e sustentáveis.

No ano passado, o BNDES firmou um acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento para o desenvolvimento e certificação de uma estrutura para emissão de títulos verdes, sociais e sustentáveis no Brasil e no exterior.

 

<FIM>

 

Contatos para a Imprensa:

Luiza Mello

Assessora de Comunicação

Climate Bonds Initiative

(61) 98209-8126

luiza.mello@climatebonds.net

 

Nota aos Editores

Sobre a Climate Bonds Initiative – A Climate Bonds Initiative é uma organização sem fins lucrativos focada na promoção de investimentos em grande escala na economia de baixo carbono. Visite nosso website: www.climatebonds.net

Sobre o BNDES – Fundado em 1952 e atualmente vinculado ao Ministério da Economia, o BNDES é o principal instrumento do Governo Federal para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira. Suas ações têm foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. O Banco oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, além de linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. Em situações de crise, o Banco atua de forma anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento da economia.

 

-------------------------------------------------------------------

Disclaimer: The information contained in this communication does not constitute investment advice in any form and the Climate Bonds Initiative is not an investment adviser. Any reference to a financial organisation or debt instrument or investment product is for information purposes only. Links to external websites are for information purposes only. The Climate Bonds Initiative accepts no responsibility for content on external websites.

The Climate Bonds Initiative is not endorsing, recommending or advising on the financial merits or otherwise of any debt instrument or investment product and no information within this communication should be taken as such, nor should any information in this communication be relied upon in making any investment decision.

Certification under the Climate Bond Standard only reflects the climate attributes of the use of proceeds of a designated debt instrument. It does not reflect the credit worthiness of the designated debt instrument, nor its compliance with national or international laws.
A decision to invest in anything is solely yours. The Climate Bonds Initiative accepts no liability of any kind, for any investment an individual or organisation makes, nor for any investment made by third parties on behalf of an individual or organisation, based in whole or in part on any information contained within this, or any other Climate Bonds Initiative public communication.