Iguá anuncia certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica

Captação de R$ 880 milhões tem recursos destinados ao abastecimento, tratamento e distribuição de água e infraestrutura de coleta de esgoto

SÃO PAULO: 16/02/22: 6PM BRT:  A Iguá, uma das maiores empresas de saneamento do Brasil, obteve a Certificação do Climate Bonds Standard para Infraestrutura Hídrica, em operação que financiará suas concessões nos estados do Mato Grosso e Paraná. Este é o primeiro título verde certificado da América Latina com ativos totalmente dedicados ao setor.

Os recursos, de aproximadamente R$ 880 milhões, serão utilizados para captação, tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto nas cidades de Cuiabá (MT) e Paranaguá (PR). A Bureau Veritas, líder global em testes, inspeções e certificações (TIC),  atuou como verificadora dos ativos.

A Iguá atua na gestão e operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas (PPPs). Está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros, com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas.

Em 2021, a Iguá passou a integrar a Green Bond Transparency Plataform (GBTP), sendo a primeira empresa de saneamento a divulgar seus dados na plataforma. Lançada em abril pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a ferramenta online permite a investidores e à sociedade acompanhar os principais dados e indicadores de desempenho de projetos financiados por títulos verdes na América Latina e no Caribe.

Também no ano passado, a Iguá assumiu o compromisso público de diminuir suas emissões de CO2, avançando na construção do plano “Carbono Neutro”, que irá nortear ações para descarbonização total do negócio até 2030. A empresa está adotando ainda medidas para reduzir sua pegada ambiental, como abolir o uso de combustíveis fósseis para frotas leves, buscar a eficiência no consumo de energia em equipamentos e o uso de 53,4% de energia renovável em suas concessionárias.

O Critério de Infraestrutura Hídrica do Climate Bonds Standard funciona como triagem para investimentos em projetos hídricos sustentáveis. A certificação de infraestrutura hídrica está formalmente disponível para emissores de produtos de dívida verde em todos os mercados desde maio de 2018 e foi atualizado em 2021. Os critérios foram desenvolvidos por meio de um processo de Grupo de Trabalho Técnico (TWG), que incluiu representação do Alliance for Global Water Adaptation, EIB, UNEP, TNC e outros. Foram revisados por um Grupo de Trabalho da Indústria (IWG) e passaram por um processo de consulta pública em 2017.

João Luiz Guillaumon Lopes, Diretor de Finanças Corporativas e RI, Iguá

"Receber este reconhecimento é mais uma grande conquista e está de acordo com nossa trajetória. Em 2020, a Iguá foi a primeira companhia do setor a emitir debêntures sustentáveis no país. São passos importantes para sermos referência em finanças verdes, com o compromisso de atuar como a melhor empresa de saneamento para o Brasil”.

Leisa Souza, Head da América Latina, Climate Bonds Initiative

"O Brasil tem um potencial de investimento de mais de 1 trilhão de dólares para infraestrutura. A operação da Iguá é um excelente exemplo de como os títulos verdes podem contribuir para o financiamento da infraestrutura sustentável na região da América Latina e Caribe".

Andressa Lisboa, diretora de Certificações e Auditoria, Bureau Veritas

"Estamos cada vez mais comprometidos com a construção de um mundo mais sustentável. Todas as nossas soluções são pensadas para contribuir para um desenvolvimento urbano responsável e fazer parte da jornada da Iguá Saneamento na busca por melhores condições sanitárias para a população é um motivo de orgulho para nós”.

Contato para Imprensa:

Assessora de Comunicação

Nota aos Editores:

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu publicamente o compromisso de zerar as emissões de carbono até 2030. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). No mesmo ano, foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 1,8 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br

Sobre a Climate Bonds Initiative: A Climate Bonds Initiative é uma organização sem fins lucrativos focada na promoção de investimentos em grande escala na economia de baixo carbono. Visite nosso website: www.climatebonds.net

Sobre o Climate Bonds Standard: A estrutura de certificação da Climate Bonds foi projetada para funcionar em paralelo com o processo normal de emissão de títulos, empréstimos ou outros produtos de dívida. Possui duas fases, Pré-Emissão ou Pós-Emissão. A certificação da Climate Bonds na fase de pré-emissão possibilita ao emissor e subscritores comercializar o título ou produto de dívida como Certificado. Outras atividades de garantia na fase pós-emissão devem ser realizadas para garantir a Certificação do Climate Bonds Standard. O banco de dados completo de emissões certificadas da Climate Bonds pode ser encontrado aqui. O Diretório completo de Verificadores Aprovados de Títulos Climáticos pode ser encontrado aqui.

Critério de Infraestrutura Hídrica da Climate Bonds:

Sobre o Grupo Bureau Veritas: Com receita global de 4,6 bilhões de euros, o Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Fundado em 1828, o Grupo está presente em 140 países, atendendo mais de 400 mil clientes. São 75 mil colaboradores localizados em mais de 1.600 escritórios e laboratórios pelo mundo, sendo 5 mil profissionais no Brasil. O Bureau Veritas oferece um portfólio completo de serviços e soluções inovadoras para garantir que ativos, produtos, infraestrutura e processos atendam aos padrões e regulamentações de qualidade, saúde e segurança, proteção ambiental e responsabilidade social.

<Fim>