Media Release
Rumo emite o primeiro título verde da história das ferrovias de carga na América Latina
Captação de US$ 500 milhões se destina ao financiamento de projetos que contribuam para o aumento da capacidade e eficiência das ferrovias
São Paulo, 09/07/2020: Maior operadora de ferrovias do Brasil, a Rumo concluiu nesta quarta-feira (dia 08/07) a emissão de US$ 500 milhões, com prazo de sete anos e uma taxa pré-fixada de 5,25% ao ano.
Os recursos serão destinados a “green projects” elegíveis para tornar o modal ferroviário mais limpo e eficiente. Entre os investimentos planejados estão aquisições de material rodante (locomotivas e vagões) e obras de aumento da capacidade da via, como extensão de pátios, duplicação de linhas e modernização da via com materiais mais duráveis. Essa é a primeira emissão green de uma ferrovia de cargas na América Latina, com certificação pela Climate Bonds Initiative (CBI), organização internacional que trabalha na mobilização do mercado de títulos para soluções de mudanças climáticas.
Para obter a certificação, o principal requisito é a emissão de menos de 21 gramas de CO₂ por tonelada e quilômetro transportado. Atualmente, as operações da Rumo apresentam valores médios de 15,8 gramas de CO₂ por tonelada e quilômetro transportado em seus mais de 12 mil quilômetros de ferrovias.
Além dos recursos aplicados em obras de infraestrutra, a concessionária planeja tornar a frota ainda mais eficiente no que se refere aos indíces de emissão. Com uma base de ativos formada por mais de mil locomotivas e 28 mil vagões, a Rumo adotou recentemente tecnologias como o Trip Optmizer™, tornando-se a maior operadora de trens semiautônomos da América Latina. São mais de 200 locomotivas equipadas com o sistema que auxilia na condução do maquinista, gerando ganhos no tempo de percurso, redução do consumo de combustível e a emissão de poluentes.
Desde 2015, a empresa já acumulou 24% na redução das emissões específicas, principalmente em razão da eficiência operacional relativa à redução no consumo de combustível e adoção de novas tecnologias.
Para Thatyanne Gasparotto, Diretora para América Latina da Climate Bonds Initiative, a primeira certificação de uma ferrovia de cargas na América Latina representa um estímulo para investimentos em larga escala na economia brasileira considerando a crescente valorização dos princípios ESG - ambientais, sociais e de governança: “A oversubscription que testemunhamos nesta emissão prova que os investidores globais estão sedentos pelo ‘verde’. O portfólio ferroviário do Brasil tem muito a oferecer para esse mercado e a emissão da Rumo é um sinal claro de descarbonização da logística no Brasil e de uma infraestrutura mais resiliente”.
Todos os os progressos e compromissos em relação aos aspectos ESG serão divulgados nas próximas semanas pela Companhia em seu Relatório de Sustentabilidade anual.
Contato para Imprensa:
Gerente de Comunicação
Climate Bonds Initiative
(11) 98135 1800
Nota aos Editores:
Sobre a Climate Bonds Initiative: A Climate Bonds Initiative é uma organização sem fins lucrativos focada na promoção de investimentos em grande escala na economia de baixo carbono. Visite nosso website: www.climatebonds.net www.climatebonds.net.
Sobre a Rumo: A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por mais de mil locomotivas e 28 mil vagões.
Fim
Disclaimer: As informações contidas nesta comunicação não constituem consultoria de investimento de nenhuma forma e a Climate Bonds Initiative não é uma consultora de investimentos. Qualquer referência a uma organização financeira ou produto de investimento é apenas para fins informativos.
Os links para sites externos são apenas para fins informativos. A Climate Bonds Initiative não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.
A Climate Bonds Initiative não está endossando, recomendando ou aconselhando sobre os méritos ou outros benefícios de qualquer investimento, e nenhuma informação contida nesta comunicação deve ser tomada como tal, nem nenhuma informação contida nesta comunicação deve ser tomada para tomar qualquer decisão de investimento
A decisão de investir em qualquer produto financeiro é exclusivamente sua. A Climate Bonds Initiative não aceita nenhuma responsabilidade de qualquer tipo, por qualquer investimento que um indivíduo ou organização faça, nem por um investimento feito por terceiros em nome de um indivíduo ou organização, com base no todo ou em parte, em qualquer informação contida neste, ou outras comunicações sobre títulos climáticos.