Media Release
Lançamento: Plano de Investimentos Verdes para a Agricultura Brasileira
Ministros e Presidente do Banco Central participam logo mais de lançamento virtual.
Relatório identifica 692 bilhões de reais em oportunidades de investimento para Agricultura até 2030
São Paulo, 23 de Junho 2020 06:30: A Climate Bonds Initiative lança logo mais, às 10h, o plano de investimentos "Destravando o Potencial de Investimentos Verdes para Agricultura no Brasil". O plano identifica projetos e ativos elegíveis para financiamento verde e revela que o potencial de investimento para a Agricultura no Brasil atinge 163 bilhões de dólares (692 bilhões de reais) até 2030.
O evento de lançamento virtual será transmitido via Zoom hoje às 10h Brasília com convidados especiais:
- Tereza Cristina, Ministra da Agricultura
- Tarcísio Freitas, Ministro da Infraestrutura
- Roberto Campos Neto, Presidente do Banco Central
- Sylvia Coutinho, Presidente do UBS Brasil
- Jeroen Verleun, Diretor de Investimentos, PGGM
O webinar será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Ministério da Agricultura.
Destravando Investimentos para a Agricultura Brasileira
O Plano de Investimentos fois desenvolvido para demonstrar como as finanças verdes podem ser direcionadas para financiar projetos de agricultura e ativos em escala. O estudo destaca projetos verdes para agricultura, pecuária, energia renovável, florestas e infraestrutura para que os emissores e investidores possam entender as oportunidades que podem ser rotuladas ou agregadas para atrair capital verde .
O Plano também apresenta os instrumentos e mecanismos financeiros usados no país para financiar a agricultura e como eles podem ser alavancados para acessar os mercados de finanças verdes. Esses mecanismos proporcionam uma fonte alternativa de financiamento para o setor agrícola brasileiro e impulsionam práticas sustentáveis .
O plano de investimentos "Destravando o Potencial de Investimentos Verdes para Agricultura no Brasil" foi desenvolvido pela Climate Bonds Initiative em parceria com o Subcomitê da Agricultura da Iniciativa Brasileira de Finanças Verdes. A Iniciativa foi criada em 2016 para ajudar a apoiar o desenvolvimento de um mercado financeiro verde no Brasil, com foco particular em agricultura, energia e infraestrutura.
Tereza Cristina, Ministra da Agricultura
"O agronegócio brasileiro terá um grande impacto com o lançamento do plano "Destravando o Potencial de Investimentos Verdes para Agricultura no Brasil", aumentando a capacidade de investimento no setor. O Brasil possui um modelo sustentável de agricultura tropical que conseegue aumentar a produção através do aumento de produtividade. "
Sylvia Brasil Coutinho, Presidente, UBS Bank Brasil
"O uso sustentável da terra é a melhor maneira de prevenir o desmatamento, cumprir nossas metas de emissões, e garantir a competitividade e atratividade dos produtos agrícolas Brasileiros. O Brasil tem um potencial enorme de atrair recursos para iniciativas que reduzam a pegada de carbono, e monetizem nossos valiosos ativos ambientais."
"Nós, do setor financeiro, podemos contribuir para que o país seja líder em finanças verdes. Nosso objetivo é desenvolver soluções inovadoras para financiar projetos verdes e sustentáveis em todas as áreas, e principalmente no setor do Agronegócio, energia, saneamento e logística. Existe um fluxo crescente de investidores globais buscando este tipo de oportunidade, e precisamos fazer essa ponte".
André Salcedo , Autor do Plano de Investimentos, Membro da Iniciativa Brasileira de Finanças Verdes
"Nosso arcabouço legal e os avanços em tecnologias para o setor agrícola colocam o Brasil em uma forte vantagem de mercado para acessar o mercado de títulos verdes. Existem muitas oportunidades de investimento que apóiam e incentivam práticas agrícolas sustentáveis, basta conectar as oportunidades aos investidores que procuram verde."
Justine Leigh-Bell, Diretora-Executiva, Climate Bonds Initiative
"O Brasil tem a chance de ser líder em fornecimento de produtos de agricultura sustentável a nível mundial. Dar mais visibilidade para investidores, criadores de políticas públicas e atores do mercado sobre as oportunidades para financiamento verde em toda cadeia agrícola brasileira é essencial para alcançar um sucesso de mercado. "
"Como um dos maiores mercados potenciais para títulos verdes em Agricultura, com 35% das emissões verdes ligadas a setores de uso da terra, o Brasil oferece grandes oportunidades de investimento que irão apoiar a produção agrícola sustentável em escala."
Faça o download do Plano de Investimentos "Destravando o Potencial de Investimentos Verdes para Agricultura no Brasil": https://bit.ly/2V8icLj
Imprensa:
LATAM Communications Manager Climate Bonds Initiative +55 (61) 98135 1800 |
Head of Communications and Media Climate Bonds Initiative +44 (0) 7914 159 838 |
Nota aos Editores:
Sobre a Climate Bonds Initiative: Sobre a Climate Bonds Initiative: A Climate Bonds Initiative é uma organização sem fins lucrativos focada na promoção de investimentos em grande escala na economia de baixo carbono. Visite nosso website: www.climatebonds.net www.climatebonds.net.
Fim
Disclaimer: As informações contidas nesta comunicação não constituem consultoria de investimento de nenhuma forma e a Climate Bonds Initiative não é uma consultora de investimentos. Qualquer referência a uma organização financeira ou produto de investimento é apenas para fins informativos.
Os links para sites externos são apenas para fins informativos. A Climate Bonds Initiative não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.
A Climate Bonds Initiative não está endossando, recomendando ou aconselhando sobre os méritos ou outros benefícios de qualquer investimento, e nenhuma informação contida nesta comunicação deve ser tomada como tal, nem nenhuma informação contida nesta comunicação deve ser tomada para tomar qualquer decisão de investimento
A decisão de investir em qualquer produto financeiro é exclusivamente sua. A Climate Bonds Initiative não aceita nenhuma responsabilidade de qualquer tipo, por qualquer investimento que um indivíduo ou organização faça, nem por um investimento feito por terceiros em nome de um indivíduo ou organização, com base no todo ou em parte, em qualquer informação contida neste, ou outras comunicações sobre títulos climáticos.
**********************************