Infraestrutura Verde: Climate Bonds Initiative lança relatório com oportunidades de investimento em infraestrutura urbana no Brasil

 

Infraestrutura Verde: Climate Bonds Initiative lança relatório com oportunidades de investimento em infraestrutura urbana no Brasil

 

São Paulo 14/11/2019 08:00: A Climate Bonds Initiative acaba de lançar o relatório Oportunidades de Investimento em Infraestrutura Verde — Brasil 2019, um estudo que relaciona o atual estado do mercado brasileiro de finanças sustentáveis e as perspectivas para financiamento de projetos de infraestrutura verde urbana no Brasil. O relatório é resultado de uma cooperação técnica entre a Climate Bonds Initiative e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, com colaboração jurídica do escritório Pinheiro Netto Advogados.

Com o objetivo de facilitar a interação entre detentores de projetos e investidores, o relatório analisa as opções de investimento em infraestrutura verde no país e ainda traz amostras de 57 projetos verdes e/ou potencialmente verdes nos setores de energia renovável, transporte de baixo carbono, infraestrutura hídrica e gestão de resíduos para geração de energia. 

 

Crescimento sustentável e Infraestrutura Verde

Segundo o estudo, nos próximos 10 anos países de todo o mundo terão de investir U$ 100 trilhões em infraestrutura compatível com o clima para que se cumpram as metas de redução de emissões do Acordo de Paris.  

Quando o assunto é Brasil, fala-se de um potencial de investimento verde estimado em U$ 1,3 trilhão nos setores de energia, transportes, construção, gestão de resíduos e eficiência energética industrial. A maior parte desse potencial está relacionada às áreas de energia renovável e infraestrutura urbana, incluindo transporte público, gestão de recursos hídricos e de resíduos.

O relatório ressalta que, em comparação com países vizinhos, o Brasil apresenta um dos menores percentuais de gastos com infraestrutura: apenas 2,1% do PIB total. Para mudar essa realidade, é necessário melhorar a capacidade de planejamento e da estrutura regulatória do país, e consequentemente atrair recursos privados para financiar tais investimentos.

As finanças verdes apresentam uma oportunidade para investimentos em infraestrutura, embora antes seja necessário que o país tenha um pipeline robusto de projetos verdes que se qualifiquem e atraiam capital verde.

 

Thatyanne Gasparotto, Head of LATAM, Climate Bonds Initiative: 

"Sabemos que a integração de critérios de mitigação e resiliência climática ao planejamento de infraestrutura convencional oferece ao Brasil uma oportunidade concreta de acessar novos fluxos de capital que buscam iniciativas verdes, especialmente no mercado internacional. A demanda por projetos de infraestrutura verde é grande, pois se trata principalmente de aumentar a resiliência econômica do país. O relatório é importante porque traz uma análise profunda do atual cenário do setor, funciona como um guia para investidores, além de propor importantes ajustes e recomendações regulatórias ao governo."

 

Barbara Brakarz, Especialista Senior para Clima, Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (BID)

"Os impactos da mudança do clima têm de andar lado a lado ao planejamento da infraestrutura. Mais de 85% dos brasileiros vivem em cidades, e a expansão continua. Imagine todas essas pessoas vulneráveis à elevação do nível do mar, inundações, incêndios, secas. Por tudo isso, investimentos em soluções de baixo carbono serão essenciais para mitigar o risco climático. Entender o que é infraestrutura verde e saber como financiá-la um passo importante rumo ao desenvolvimento sustentável."  

 

Fabio Ono, Subsecretário de Planejamento Infraestrutura Subnacional, Ministério da Economia: 

"Este relatório nos prova que há opções viáveis para o financiamento de infraestrutura no Brasil, hoje fortemente vinculado aos recursos públicos do BNDES. Estamos animados com as possibilidades reveladas por este estudo. Sabemos que a infraestrutura verde oferece benefícios ambientais e econômicos. Com ela podemos ampliar a base econômica do nosso país, ampliar nossos mercados, gerar competitividade."

 

Recomendações para impulsionar o investimento em infraestrutura verde no Brasil

Entre as principais recomendações do relatório está a emissão de um título verde soberano pelo governo brasileiro, como uma forma de sinalizar o comprometimento do país com a agenda de finanças verdes. Além disso, o estudo também recomenda a integração de critérios de resiliência climática no desenvolvimento de projetos de infraestrutura nas diferentes esferas, como uma forma de minimizar riscos futuros nestes ativos. Essa integração ao portfólio aceleraria a consolidação de um portfólio de infraestrutura sustentável a nível nacional.

Outras recomendações do estudo:

  • Adotar ferramentas de elaboração de projetos para projetos sustentáveis de infraestrutura pública por meio de plataformas de boa governança e assistência técnica, como a SOURCE.
  • Ajustar os requisitos regulatórios, inclusive por meio da promoção de um selo verde padronizado para o financiamento de projetos e da integração de critérios climáticos.
  • Priorizar a emissão de debêntures de infraestrutura verde. Atualmente, esses instrumentos são mais atraentes para investidores individuais graças aos incentivos fiscais oferecidos pelo governo brasileiro.

Outras recomendações do relatório você encontra aqui.

<Ends>

Contato:

Mariana Caminha

Gerente de Comunicação LATAM,  

Climate Bonds Initiative

+55 (61) 98135 1800

mariana.caminha@climatebonds.net

 

Notas ao editor: 

Sobre a Climate Bonds Initiative: A Climate Bonds Initiative é uma organização sem fins lucrativos focada na promoção de investimentos em grande escala na economia de baixo carbono. Visite nosso website: www.climatebonds.net

Sobre o Relatório Oportunidades de Investimento em Infraestrutura Verde — 2019: Publicado pela Climate Bonds Initiative, o relatório Oportunidades de Investimento em Infraestrutura Verde — 2019, foi patrocinado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e contou com o apoio do escritório Pinheiro Neto Advogados.

 

 

-------------------------------------------------------------------

Disclaimer: The information contained in this communication does not constitute investment advice in any form and the Climate Bonds Initiative is not an investment adviser. Any reference to a financial organisation or debt instrument or investment product is for information purposes only. Links to external websites are for information purposes only. The Climate Bonds Initiative accepts no responsibility for content on external websites.

The Climate Bonds Initiative is not endorsing, recommending or advising on the financial merits or otherwise of any debt instrument or investment product and no information within this communication should be taken as such, nor should any information in this communication be relied upon in making any investment decision.

Certification under the Climate Bond Standard only reflects the climate attributes of the use of proceeds of a designated debt instrument. It does not reflect the credit worthiness of the designated debt instrument, nor its compliance with national or international laws.
A decision to invest in anything is solely yours. The Climate Bonds Initiative accepts no liability of any kind, for any investment an individual or organisation makes, nor for any investment made by third parties on behalf of an individual or organisation, based in whole or in part on any information contained within this, or any other Climate Bonds Initiative public communication.