Climate Bonds Initiative e Ministério da Agricultura assinam memorando de entendimento para promover crescimento do Agronegócio

Download Release: 

Climate Bonds Initiative e Ministério da Agricultura assinam memorando de entendimento para promover crescimento do Agronegócio

 

Nova Iorque 22/11/2019 12 pm: A Climate Bonds Initiative e o Ministério da Agricultura assinaram hoje, em Nova Iorque, um memorando de entendimento com o objetivo de desenvolver o mercado de títulos verdes para o agronegócio brasileiro e atrair novas fontes de investimento para o setor.

A iniciativa direcionará os esforços em conjunto para maior troca de conhecimento, desenvolvimento de critérios verdes para avaliação e certificação de projetos no setor e coordenação de tais esforços com instituições brasileiras.

Durante a assinatura do memorando, a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ressaltou a importância da Medida Provisória do Agro (MP 897/2019), que hoje tramita no Congresso e estabelece mecanismos para investimento no setor rural brasileiro. 

A ministra também citou a recente emissão verde da usina Colorado, de São Paulo, a primeira empresa no mundo a emitir títulos verdes certificados para bioenergia. A emissão de R$ 200 milhões em títulos recebíveis do agronegócio (CRA) é certificada de acordo com o Climate Bonds Standard & Certification Scheme.

 

Tereza Cristina, Ministra da Agricultura, Brasil

“Buscamos construir uma agropecuária inovadora, dinâmica, lucrativa e sustentável. O Ministério está comprometido com o desenvolvimento do mercado de títulos verdes. O memorando de entendimento com a Climate Bonds Initiative certamente trará importantes resultados para o segmento. Pode servir, por exemplo, como uma importante ferramenta para acelerar o processo de conservação de várias áreas públicas".

“Reforço o compromisso do governo de continuar fomentando um ambiente de negócios saudável, com a simplificação da burocracia, maior facilidade de acesso ao crédito, melhoria da infraestrutura e atenção às necessidades do produtor rural, independentemente de seu tamanho."

 “Tenho confiança de que, juntos, continuaremos a construir uma agropecuária sustentável que traga prosperidade para toda a sociedade brasileira e para nossos parceiros ao redor do mundo."

 

Justine Leigh-Bell, Vice-Presidente, Climate Bonds Initiative: 

"O Brasil está aberto para negócios, e isso é bem visível. Sabemos que uma parcela significativa do setor agropecuário brasileiro depende do governo para financiamento e isso tem de mudar. Esse capital tem de vir do setor privado, onde existem trilhões de dólares em ativos para ser investidos em projetos verdes."

"Os investidores internacionais têm demandado cada vez mais por transparência e querem conectar suas carteiras a investimentos verdes. Chegou a hora do Brasil mostrar as oportuniddades de investimento em agricultura sustentável, onde novas fontes de capital, capital potencialmente mais barato, poderá ser direcionado para uma escala global. O Brasil tem todas as ferramentas para fazer essa mudança acontecer."

Moacir Teixeira, Economista e Sócio-Fundador, Ecoagro

“O Brasil tem a tecnologia do agronegócio. E por isso decidimos investir no mercado de Títulos Verdes. Agora tenho o orgulho de falar que fizemos o primeiro CRA para o setor sucroalcoleiro com certificação da Climate Bonds Initiative".

<Fim>

Contato:

Mariana Caminha

Gerente de Comunicação LATAM,  

Climate Bonds Initiative

+55 (61) 98135 1800

mariana.caminha@climatebonds.net

 

Notas ao editor: 

Sobre a Climate Bonds Initiative: A Climate Bonds Initiative é uma organização sem fins lucrativos focada na promoção de investimentos em grande escala na economia de baixo carbono. Visite nosso website: www.climatebonds.net

 

 

-------------------------------------------------------------------

Disclaimer: The information contained in this communication does not constitute investment advice in any form and the Climate Bonds Initiative is not an investment adviser. Any reference to a financial organisation or debt instrument or investment product is for information purposes only. Links to external websites are for information purposes only. The Climate Bonds Initiative accepts no responsibility for content on external websites.

The Climate Bonds Initiative is not endorsing, recommending or advising on the financial merits or otherwise of any debt instrument or investment product and no information within this communication should be taken as such, nor should any information in this communication be relied upon in making any investment decision.

Certification under the Climate Bond Standard only reflects the climate attributes of the use of proceeds of a designated debt instrument. It does not reflect the credit worthiness of the designated debt instrument, nor its compliance with national or international laws.
A decision to invest in anything is solely yours. The Climate Bonds Initiative accepts no liability of any kind, for any investment an individual or organisation makes, nor for any investment made by third parties on behalf of an individual or organisation, based in whole or in part on any information contained within this, or any other Climate Bonds Initiative public communication.