Investidores globais compartilham melhores práticas em mercado de finanças verdes
Encontro entre líderes de empresas brasileiras e estrangeiras será promovido pela Iniciativa Brasileira de Finanças Verdes nesta quarta-feira, em São Paulo.
São Paulo, 26 de agosto de 2019 – A Iniciativa Brasileira de Finanças Verdes promove, pela primeira vez, um encontro entre empresas brasileiras e investidores privados internacionais para tratar das atuais oportunidades oferecidas pelo mercado nacional. As empresas convidadas para o evento, que acontece nesta quarta-feira, 28, em São Paulo, totalizam mais de US$ 3,7 trilhões em ativos sob gestão.
A emissão global de títulos verdes já ultrapassou a marca de 100 bilhões de dólares em 2019. O Brasil, um dos países com maior potencial de emissão no mundo, principalmente no Agronegócio, contabiliza atualmente US$ 5,1 bilhões emitidos em títulos verdes desde que o mercado começou por aqui, em 2015.
Justine Leigh-Bell, Deputy CEO, Climate Bonds Initiative:
“O Brasil tem enfrentado vários desafios ao longo dos anos, mas a agenda de finanças verdes tem resistido e evoluído, com grandes investimentos. Olhar para as boas práticas internacionais ajuda a pensa fora da caixa, com engenharia financeira diferenciada e iniciativas que nos levem para uma economia mais verde. O Brasil tem potencial para virar um líder no mercado de finanças verdes, talvez mais que qualquer outro país, mas para que isso aconteça é necessário uma liderança forte e grande comprometimento do setor privado."
IMPRENSA: Gerente de Comunicação Climate Bonds Initiative +55 (61) 98135-1800 |
Luiza Mello Assistente de Comunicação Climate Bonds Initiative +55 (61) 98209-8126 |
Notas ao Editor:
Sobre a Climate Bonds Initiative: A Climate Bonds Initiative é uma organização sem fins lucrativos focada na promoção de investimentos em grande escala na economia de baixo carbono.
Sobre a Iniciativa Brasileira de Finanças Verdes: A Iniciativa Brasileira de Finanças Verdes (IBFV) se reuniu pela primeira vez em setembro de 2016 como um grupo informal composto de partes interessadas de alto nível executivo representando os bancos públicos e privados do Brasil, empresas privadas (energia, agricultura e logística), gestores de ativos, pensões e seguradoras. O objetivo da Iniciativa é trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios do mercado para alavancar o financiamento verde no Brasil. A Climate Bonds Initiative (CBI) tem atuado como secretaria do processo, fornecendo capacidade institucional à Iniciativa para fortalecer as perspectivas do Brasil de se tornar um líder global em finanças verdes. Mais informações sobre a Iniciativa Brasileira de Finanças Verdes você encontra aqui.