A Declaração de Investidores sobre Títulos Verdes - Brasil é um documento que formaliza o comprometimento dos seus signatários com o crescimento de um forte mercado local de títulos verdes e define ações específicas para isso. O objetivo da iniciativa, promovida pela Climate Bonds Iniciative (CBI), Principles for Responsible Investment (PRI) e SITAWI Finanças do Bem, é fomentar a discussão e futura emissão desses títulos no Brasil.
Inspirada na versão global, lançada em 2015, durante a Conferência do Clima da ONU - COP 21, em Paris, a declaração brasileira foi adequada para a realidade local com a participação de gestores de recursos, seguradoras e fundos de pensão.
A declaração global conta com o apoio de 27 investidores institucionais, representando US$ 11,2 trilhões de ativos sob gestão.
Signatários
A Declaração de Investidores sobre Títulos Verdes – Brasil foi lançada no dia 21 de outubro de 2016, com a liderança de seis importantes investidores do mercado local. Em junho 2017, três mais investidres assinaram a Declaração, com total de R$1,8 trilhão de ativos sob gestão:
- Banco BTG Pactual
- BB DTVM
- Itaú Asset Management
- Santander Asset Management
- SulAmérica Investimentos
- UBS Brasil
- Zurich-Santander
- Zurich Brasil
- Brasilprev
Mais informações aqui.
Durante o ano de 2017, focaremos ainda mais no engajamento com os investidores do mercado de capitais local.
Caso a sua instituição tenha interesse em apoiar a Declaração, por favor entre em contato com Justine Leigh-Bell (justine@climatebonds.net).