Soluções baseadas na natureza para o agronegócio: Agricultura Regenerativa
A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), em colaboração com a Climate Bonds Initiative, gostaria de recebê-lo para um workshop de um dia sobre "Soluções baseadas na natureza para o agronegócio: Agricultura Regenerativa", a ser realizado no formato híbrido no dia 23 de agosto de 2024, das 8h30 às 18h (Brasília).
Os agronegócios sustentam a segurança alimentar e os meios de subsistência nas economias em desenvolvimento e têm um potencial significativo para gerar vários benefícios na mitigação do clima, adaptação, restauração da natureza e criação de empregos por meio de práticas regenerativas, inteligentes e de baixo carbono. É também o setor mais comum para investimentos de impacto. Para mitigar os riscos e atrair investimentos, abordagens robustas precisam ser integradas ao design do projeto e aos modelos de negócios para garantir impactos sociais e ambientais positivos (por exemplo, benefícios socioeconômicos para pequenos proprietários/comunidades, ganho líquido de biodiversidade) .
Público-alvo
Esse treinamento é voltado para desenvolvedores de projetos que estejam desenvolvendo ou tenham interesse em desenvolver projetos no setor de sistemas agrícolas e de alimentos com foco no impacto sobre o clima e a natureza, bem como para instituições financeiras que estejam investindo ou tenham interesse em investir nos projetos e clientes descritos acima.
Esse treinamento é voltado para o público do Brasil e é oferecido pelo Fundo Climático Subnacional (SCF). O SCF é uma iniciativa global de financiamento misto financiada pelo Fundo Verde para o Clima (GCF) e apoia investimentos em prol da mitigação climática, adaptação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ao mesmo tempo em que integra as Soluções Baseadas na Natureza (NbS).
Temos o compromisso de promover um ambiente inclusivo e de apoio e, por isso, incentivamos as participantes do sexo feminino a se juntarem a nós nesse evento.
Resultados esperados
Ao final do treinamento, os participantes terão uma compreensão mais profunda sobre:
- Desenvolvimento e investimento em agronegócios sustentáveis
- Principais conceitos e abordagens de sustentabilidade ambiental (por exemplo, agricultura regenerativa/circular)
- Identificação dos principais riscos e oportunidades a serem integrados à elaboração e implementação do projeto sob a perspectiva da cadeia de valor
- Definição, critérios e casos de uso de NbS no agronegócio
- Aspectos sociais do agronegócio: capacitação de pequenos agricultores e comunidades
- Condições de projetos de agronegócio comercialmente viáveis
- Ferramentas disponíveis para facilitar a elaboração e acompanhar os impactos de projetos de agronegócios sustentáveis
Seu instrutor:
Leonardo Gava
Leonardo é responsável pela coordenação do Programa de Transição Agrícola do CBI no Brasil.
Leonardo é bacharel em Agronomia (UEL com mobilidade no INP-Toulouse) e mestre em Fitopatologia (ESALQ-USP). Trabalha com práticas agrícolas sustentáveis desde a graduação, no Brasil e na Europa. Os seus estudos anteriores centraram-se nos efeitos das alterações climáticas na dinâmica dos agentes patogénicos das plantas e na forma de gerir essas ameaças de uma forma nova, mais eficiente e sustentável. Sua última posição foi na Agrosmart, empresa startup AgTech comprometida com a criação de soluções digitais para agricultura sustentável. Possui considerável experiência em Ciências de Dados aplicadas no desenvolvimento de produtos digitais e estratégias de gestão no setor AgTech. Nesta área tem estado envolvido na construção de diversos algoritmos com aplicações no mercado agrícola, tais como modelos preditivos de doenças de plantas e ferramentas de avaliação de risco.
Sofia Borges
Sofia é Analista do Programa Agrícola da Climate Bonds Initiative e é responsável pelo apoio ao mercado de títulos verdes para o desenvolvimento agrícola sustentável na região da América Latina. Sofia formou-se pela FGV - EAESP em Gestão de Negócios com foco em sustentabilidade e iniciou sua carreira como pesquisadora de finanças sustentáveis. Atuou como consultora da Bolsa de Valores Brasileira – B3, gestoras de carteiras de investimentos e bancos nos temas de integração ESG, riscos de desmatamento, biodiversidade e gestão do uso da terra. Sofia juntou-se ao Climate Bonds em agosto de 2022, depois de trabalhar como analista de finanças verdes para a WWF no Fundo Holandês para o Clima e o Desenvolvimento (DFCD), um consórcio de investimento gerido pelo FMO e pelos Gestores do Fundo Climático, onde aconselhou a Origination Facility para o uso da terra. e projetos agrícolas na América Latina e no Caribe
Climate Bonds é uma organização internacional que trabalha para mobilizar capital global para a ação climática. Promove o investimento em projetos e ativos necessários para uma transição rápida para uma economia de baixo carbono, resiliente ao clima e justa. O foco da missão é ajudar a reduzir o custo do capital para projetos climáticos e de infraestrutura em grande escala e apoiar os governos que procuram aumentar o investimento nos mercados de capitais para cumprir as metas de redução das emissões climáticas e de gases com efeito de estufa (GEE). A Climate Bonds realiza análises de mercado e pesquisas políticas; realiza atividades de desenvolvimento de mercado; aconselha governos e reguladores; e administra um esquema global de padrão e certificação de títulos verdes, utilizando sua taxonomia global.
Brazil