Banco BV: 1º Banco Privado do Brasil a Emitir Títulos Verdes tem Certificação Climate Bonds Standards!

Mais recente certificação da América Latina e Caribe terá recursos alocados em projetos de energia limpa

Saindo à frente com a primeira certificação do Brasil em 2020, o  Banco BV­, um dos 5 principais bancos privados do Brasil, anunciou a emissão do seu primeiro Título Verde.

Com um montante de US$ 50 milhões, o título é uma colocação privada para um investidor institucional internacional, com prazo de vencimento de 4 anos. Os recursos serão destinados a projetos e ativos de energia renovável, incluindo financiamento de painéis solares e desenvolvimento de parques eólicos.

A emissão foi certificada com base nos Critérios de Energia Solar e Energia Eólica da Climate Bonds, com verificação fornecida pela Vigeo Eiris.

Dentre as emissões certificadas na América Latina e Caribe estão o inovador título agrícola FIRA no final de 2019 e a múltipla emissão soberana verde do Chile.

 

Rogério Monori, Diretor de Vendas, Banco BV

“Ser o primeiro banco privado brasileiro a emitir um título verde certificado pela CBI marca um avanço significativo na agenda climática e de sustentabilidade do Banco BV, reforçando o trabalho que já vem sendo desenvolvido e o compromisso com investimentos que tenham propósito. Com essa operação, esperamos estimular a participação dos agentes econômicos na agenda de sustentabilidade e fomento ao mercado de finanças verde”

 

Justine Leigh-Bell, Vice-presidente Executiva, Climate Bonds Initiative

"A emissão do BV exemplifica quais aspectos os bancos privados devem considerar para impulsionar a economia do Brasil de maneira sustentável. É ótimo ver o apetite de investidores internacionais no Brasil em meio à pandemia do COVID-19. Agora é a hora de agir e mudar mentalidade do mercado para uma economia resiliente".

 

Thatyanne Gasparotto, Diretora da América Latina, Climate Bonds Initiative

"A emissão do Banco BV é um marco para o desenvolvimento de títulos verdes do Brasil. Esperamos que essa emissão seja catalisadora para o mercado brasileiro, mostrando as oportunidades oferecidas nos mercados financeiros verdes".

 

Olhando para o futuro

A primeira Certificação da Climate Bonds no Brasil (e a primeira na América Latina e Caribe) aconteceu em 2016 pela CPFL Renovaveis .

Desde de 2015, foram emitidos US$5,81 bilhões em títulos verdes no Brasil. 

A primeira Certificação da Climate Bonds no Brasil (e a primeira na América Latina e Caribe) aconteceu em 2016 pela CPFL Renovaveis .

E isso é só o começo no que diz respeito à certificação para o Brasil! Na semana passada, a Climate Bonds conversou com os Ministérios de Infraestrutura e Economia sobre o futuro da Infraestrutura Sustentável no país. Saiba mais sobre a parceria e assista à gravação do webinar aqui – o anúncio foi feito a partir dos 15:05 minutos do vídeo.

A Climate Bonds Initiative continua a trabalhar junto às principais partes interessadas para desenvolver finanças e investimentos verdes tanto no Brasil quanto na região. Mais novidades estão por vir em 2020-21, há muito potencial para agricultura sustentável, energia limpa e infraestrutura verde.

Continuaremos compartilhando as notícias positivas durante esses tempos difíceis.

Até a próxima,

Climate Bonds