Ambição, Ação e Responsabilidade: Climate Bonds lança Guia para avaliar a credibilidade de planos de Transição

Comunicado de Imprensa

 

Ambição, Ação e Responsabilidade: Climate Bonds lança Guia para avaliar a credibilidade de planos de Transição

Metas claras, mensuráveis e ambiciosas são fundamentais para alcançar as metas do Acordo de Paris

 

Nova York/Londres, 20/09/2023, 09:00 EST: A Climate Bonds Initiative lança, hoje, o guia "Orientações para Avaliar Planos de Transição", para auxiliar as partes interessadas na compreensão dos marcos fundamentais para a credibilidade dos planos de transição.

O Guia enfatiza a Ambição, Ação e Responsabilidade como os pilares de uma transição sustentável (veja a Figura 1*), com base na estrutura dos "5 Marcadores de credibilidade para Transição". O documento foi elaborado como um guia complementar e introdutório para auxiliar os stakeholders a compreender os marcos básicos de credibilidade para um plano de transição. No entanto, é importante enfatizar que a publicação não substitui a verificação independente e a Certificação.

Segundo o documento, para avaliar a credibilidade dos planos de transição é necessário identificar indicadores-chave, representados como bandeiras verdes e vermelhas. As bandeiras verdes significam componentes essenciais que devem ser incluídos, enquanto as bandeiras vermelhas destacam omissões ou áreas que exigem uma análise mais detalhada. Cada um dos Cinco Marcadores de um plano de transição crível deve abranger informações conforme descrito na Figura 2, incluindo metas de desempenho que abordem a mitigação das mudanças climáticas e outras preocupações ambientais críticas.

 

Os Cinco Marcadores:

1. Todos os planos de transição devem conter metas claras, mensuráveis e ambiciosas para a mudança.

2. As metas devem abranger o curto, médio e longo prazos, com reduções significativas de emissões no curto prazo.

3. Créditos de carbono e compensações não podem ser usados para cumprir essas metas de curto a médio prazos.

4. Alavancas para a mudança devem ser claramente identificadas e custeadas, com um plano financeiro robusto em vigor.

5. O envolvimento da cadeia de suprimentos e dos consumidores é fundamental para indústrias com grandes emissões do escopo 3.

 

Sean Kidney, CEO da Climate Bonds Initiative:

"Os planos de transição são a peça central da jornada em direção aos objetivos do Acordo de Paris. Eles devem ser baseados em metas claras, estratégias eficazes, com amplo apoio financeiro e liderança inabalável."

"A transparência por meio da divulgação regular de progresso é fundamental, embora avaliar esses planos possa ser difícil. A Certificação (das emissões) é fundamental para fortalecer a confiança dos investidores e das partes interessadas, além de enfatizar a credibilidade desses projetos cruciais."

 

Para obter mais informações, entre em contato com:

 

Letícia Braga

Oficial de Comunicações para América Latina

Climate Bonds Initiative

+55 61 992487070

leticia.braga@climatebonds.net

 

Nota para os Editores: Imagens em alta resolução e porta-vozes estão disponíveis mediante solicitação.

 

*As imagens só estão disponíveis em inglês.

 

Figura 1. Estrutura do plano de transição Triplo A

 

Figura 2: Estrutura do plano de transição Triplo A e Cinco Marcos (Climate Bonds Initiative, 2021)

 

 

Sobre os Cinco Marcos de Transição Crível de uma empresa:

Este quadro compreende cinco marcos cruciais para uma transição crível de uma empresa, abordando a ambição em termos de metas de desempenho, bem como o compromisso e capacidade da empresa em alcançar essas metas futuras.

 

Esses marcos se baseiam em estruturas ASG existentes, como os princípios de transição do ICMA, bem como os requisitos de divulgação do Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD), entre outros. Os marcos dão ênfase adicional aos aspectos de governança que indicam a preparação de uma empresa para atender aos objetivos de descarbonização, garantindo que as metas estejam alinhadas com as metas climáticas. Ao contrário de medidas relativas, como 'melhores práticas' ou 'comparação com o setor', eles enfatizam critérios absolutos vinculados a caminhos de transição universalmente aplicáveis.

 

Esta abordagem, comprovadamente bem-sucedida no mercado de Uso de Recursos verde, está alinhada com a mudança global em direção às taxonomias verdes e de sustentabilidade. Os cinco marcos incluem 1. metas alinhadas com Paris, 2. planos sólidos, 3. ação de implementação, 4. monitoramento interno e 5. relatórios externos.

 

Para mais informações, clique aqui.

 

Sobre o Climate Bonds Standard e Esquema de Certificação:

 

O Climate Bonds Standard e Esquema de Certificação é um padrão com base científica e multi-setorial para investimentos - e agora empresas/entidades - que enfrentam o desafio das mudanças climáticas e estão em conformidade com os objetivos do Acordo de Paris sobre o Clima.

 

O Banco de Dados de Emissões Certificadas da Climate Bonds pode ser encontrado aqui.

 

O Diretório Verificadores Aprovados da Climate Bonds pode ser encontrado aqui.

 

Sobre a Climate Bonds Initiative: A Climate Bonds Initiative é uma organização internacional sem fins lucrativos que trabalha para mobilizar capital global para ação climática. A Climate Bonds realiza defesa e divulgação para informar e estimular o mercado, fornece modelos de políticas e orientações governamentais, dados e análises de mercado, e administra o Climate Bonds Standard e Esquema de Certificação para as melhores práticas na emissão de títulos verdes. Para obter mais informações, visite www.climatebonds.net.

 

FIM

 

 

 

-------------------------------------------------------------------

Disclaimer: The information contained in this communication does not constitute investment advice in any form and the Climate Bonds Initiative is not an investment adviser. Any reference to a financial organisation or debt instrument or investment product is for information purposes only. Links to external websites are for information purposes only. The Climate Bonds Initiative accepts no responsibility for content on external websites.

The Climate Bonds Initiative is not endorsing, recommending or advising on the financial merits or otherwise of any debt instrument or investment product and no information within this communication should be taken as such, nor should any information in this communication be relied upon in making any investment decision.

Certification under the Climate Bond Standard only reflects the climate attributes of the use of proceeds of a designated debt instrument. It does not reflect the credit worthiness of the designated debt instrument, nor its compliance with national or international laws.
A decision to invest in anything is solely yours. The Climate Bonds Initiative accepts no liability of any kind, for any investment an individual or organisation makes, nor for any investment made by third parties on behalf of an individual or organisation, based in whole or in part on any information contained within this, or any other Climate Bonds Initiative public communication.