Oportunidades de investimento no setor agroalimentar no Brasil

Download Release:

Oportunidades de investimento no setor agroalimentar no Brasil

Relatório da Climate Bonds Initiative destaca o caminho para a agricultura sustentável

Londres, 09/11/2023, 9AM - As perspectivas de investimento sustentável no setor agroalimentar brasileiro e o cenário atual da indústria agrícola são destacados no relatório "Oportunidades de Investimento no setor agroalimentar no Brasil", que será lançado em 9 de novembro na Conferência Global Climate Bonds CONNECT 2023, em Londres.

O relatório apresenta uma estrutura abrangente e estudos de caso para ajudar os investidores a navegarem a transição rumo a um futuro carbono neutro e resiliente, enquanto também aborda outras questões críticas das mudanças climáticas, como a perda de biodiversidade. A publicação é financiada pela Gordon e Betty Moore Foundation por meio do The Finance Hub, que foi criado para promover as finanças sustentáveis.

O setor do agronegócio representa 25% do PIB do Brasil, sendo um dos setores mais importantes do país, embora seja a fonte mais significativa de emissões brutas. As recentes inovações no financiamento agroalimentar brasileiro ampliaram as oportunidades do mercado financeiro e de capitais. Essa tendência deve continuar, pois a agricultura continua sendo um setor essencial para a economia do país, contribuindo para a justiça social e o bem-estar geral. Em 2020, a Climate Bonds estimou um potencial de investimento verde de US$ 163 bilhões para a agricultura até 2030.

Capacitando os investidores para um futuro sustentável

A importância de reconhecer planos de transição confiáveis é um dos destaques do estudo, que fornece recomendações sobre as principais atividades, análises e requisitos de divulgação para as empresas.

Além disso, o relatório analisa os instrumentos de dívida sustentável que podem ajudar as empresas do setor agroalimentar brasileiro na transição para o carbono neutro. Esses instrumentos capacitam os investidores com mandatos ambientais e climáticos a identificar entidades elegíveis para investimento de capital e, ao mesmo tempo, inspiram uma gama mais ampla de empresas a embarcar nessa jornada de transição.

O relatório também exemplifica o uso do kit de ferramentas de triagem da Climate Bonds para o setor agroalimentar, apresentando estudos de caso e examinando instrumentos financeiros, barreiras, desafios e soluções.

Sean Kidney, CEO e cofundador da Climate Bonds Initiative

"Este relatório mostra o enorme potencial do setor agroalimentar para impulsionar o desenvolvimento sustentável no Brasil, pois oferece oportunidades de investimento para a agricultura sustentável. O estudo oferece uma estrutura abrangente para a transição do setor, com estudos de caso pertinentes e um desenvolvimento bem-vindo para o mercado da região, a fim de orientar os investidores sobre as complexidades dos investimentos resilientes."

O relatório Oportunidades de Investimento no Setor Agroalimentar no Brasil serve como um recurso vital para investidores que buscam oportunidades sustentáveis no setor agroalimentar e contribui para um futuro mais verde e resiliente. Confira o papel fundamental que os planos de transição críveis desempenham no enfrentamento das mudanças climáticas, perda de biodiversidade e outros desafios ambientais.

Para obter mais informações e acessar o relatório completo, clique aqui.

Para obter mais informações, entre em contato com:

Oficial de Comunicações para a América Latina e o Caribe

Leena Fatin

Gerente Sênior de Comunicações e Digital,

Leena.Fatin@climatebonds.net

Notas para jornalistas:

Sobre a Estrutura de Transição da Climate Bonds: A Climate Bonds Initiative está liderando o desenvolvimento de ferramentas e orientações com base científica para vários setores, incluindo a agricultura, a fim de facilitar a transição para um futuro de emissões líquidas zero. A estrutura de transição em nível de entidade introduzida pela Climate Bonds representa uma mudança significativa dos critérios específicos do projeto para uma abordagem holística em toda a entidade. As principais empresas agroalimentares brasileiras, incluindo a Syngenta e a Amaggi, integraram planos de transição em seus relatórios de sustentabilidade, estabelecendo padrões para o setor.

Programa de Transição Agroalimentar: Em 2021, a Climate Bonds lançou o Programa de Transição de Sistemas Agroalimentares (ASTP, da sigla em inglês), uma parte de seu programa de transição mais amplo. Os Critérios de Agricultura da Climate Bonds, originalmente desenvolvidos em 2019, foram atualizados para incluir caminhos de transição e abordar questões como perda de biodiversidade, gestão de água e resíduos, circularidade e transição justa no âmbito do Programa de Transição Agroalimentar. As metas do programa incluíam o estabelecimento de um entendimento compartilhado dos caminhos de transição resilientes ao clima e a facilitação de instrumentos financeiros para fins de demonstração em sistemas agroalimentares. O desenvolvimento de critérios setoriais relevantes começou em 2023, com a Produção Agrícola e Pecuária e o Fornecimento Livre de Desmatamento e Conversão em primeiro lugar no desenvolvimento (programado para estar disponível para consulta pública no início de 2024).

Sobre a Climate Bonds Initiative: A Climate Bonds é uma organização internacional que trabalha para mobilizar capital global para a ação climática. A Climate Bonds promove o investimento em projetos e ativos necessários para a rápida transição para uma economia de baixo carbono e resiliente ao clima. Acesse www.climatebonds.net